This website works best with JavaScript enabled
BT Petcare - шаблон joomla Оригами

Petcare logo

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A OSTEOPATIA

 

Noites mal dormidas, cadeiras desconfortáveis e assistir televisão deitado no sofá são algumas das situações que exigem muito do nosso corpo atualmente. Elas costumam provocar problemas físicos e dores, que aumentam significativamente nos meses frios. É quando aumenta também a procura pela osteopatia, segundo o fisioterapeuta Eduardo Ito, de 32 anos.

Terapia manual extremamente precisa e sofisticada, a osteopatia busca eliminar as causas de uma saúde prejudicada e fortalecer o poder curativo básico que já existe dentro de nosso próprio corpo. “Ela é baseada em princípios filosóficos estruturados na anatomia e fisiologia e, apesar de já ser comum na Europa e Estados Unidos, ainda é uma novidade para os brasileiros”, explica Ito, especializado na técnica.

Segundo ele, a terapia costuma ser procurada por pacientes com disfunções ortopédicas, como hérnias de disco, tendinites, fibromialgia e tensões musculares. Mas ela também propõe tratar problemas em órgãos como rins, intestino e estômago.

Criada no final do século 19 pelo médico Andrew Taylor Still, a Osteopatia é voltada aos diferentes tecidos do organismo (ossos, músculos, nervos, etc.) e não existe limite de idade para o paciente iniciar o tratamento.

“Atualmente existem osteopatas especializados em tratar de bebês recém-nascidos com traumas durante o parto, assim como idosos com queixas crônicas de coluna, insônia e vertigens. É só encontrar o certo para você”, relata.

Já os benefícios, segundo Eduardo, são inúmeros. Além da melhora da dor, existe uma melhora na mobilidade e na qualidade de movimento de todos os tecidos do corpo.

Prevenção
Como prevenir é sempre melhor do que remediar, com a aproximação do frio, Eduardo Ito recomenda realizar exercícios físicos ao menos três vezes por semana. “Eles aquecem nosso corpo, aumentam a circulação sanguínea e consequentemente nos deixa mais relaxados”, concorda a fisioterapeuta Beatriz Falco.

‘O corpo humano é muito inteligente’
Segundo a fisioterapeuta Beatriz Falco, o corpo humano nos mostra quando existe algo errado por meio da dor. “Ele é muito inteligente”, afirma. Porém, antes de iniciar qualquer tratamento, ela aconselha fazer uma avaliação fisioterapêutica para não só investigar a queixa do paciente como também montar um tratamento adequado. “Cada paciente é de um jeito”, observa.

Já a frequência do tratamento varia da quantidade de correções que necessitam ser feitas. “Também analisamos a capacidade do organismo de se adaptar, pois um importante princípio é respeitar a capacidade de autocura do corpo”, comenta Eduardo Ito.

Apesar de não ser um tratamento invasivo, a Osteopatia muitas vezes pode tratar e até curar problemas, se forem acompanhados desde cedo. “Uma hérnia de disco, por exemplo, é uma parte do problema apenas. Existem inúmeras estruturas que podem participar desses sintomas no momento de crise”, explica o osteopata.

Fale Conosco 

Endereço:
Rua Lamartine Delamare, 180
Guaratinguetá - São Paulo
CEP: 12501-460

 
Telefone: (12)3133-6213
Email: profisiostudio@hotmail.com

Mapa Prófisio 

Aula Experimental 

#fc3424 #5835a1 #1975f2 #2fc86b #f_syc9 #eef77 #020614063440